Avançar para o conteúdo principal

"O luto de Elias Gro" de João Tordo...


"Numa pequena ilha perdida no Atlântico, um homem procura a solidão e o esquecimento, mas acaba por encontrar muito mais. 
A ilha alberga criaturas singulares: um padre sonhador, de nome Elias Gro; uma menina de onze anos perita em anatomia; Alma, uma senhora com um coração maior do que a ilha; Norbert, um velho louco que tem por hábito vaguear na noite; e o fantasma de um escritor, cuja casa foi engolida pelo mar. 
O narrador, lacerado pelo passado, luta com os seus demónios no local que escolheu para se isolar: um farol abandonado, à mercê dos caprichos da natureza - e dos outros habitantes da ilha. Com o vagar com que mudam as estações, o homem vai, passo a passo, emergindo do seu esconderijo, fazendo o seu luto, e descobrindo, numa travessia de alegria e dor, a medida certa do amor. 
O luto de Elias Gro é o romance mais atmosférico e intimista de João Tordo, um mergulho na alma humana, no que ela tem de mais obscuro e luminoso."

Antes de dar a minha opinião sobre o livro tenho que dizer que foi uma enorme e agradável surpresa conhecer a escrita do João Tordo... nunca tinha ouvida falar dele, nem dos seus livro... mas que fiquei fã dele ai isso fiquei. 
Adorei o livro, a história é uma espécie de abanão, sobre vários temas do nosso dia a dia. 
Por vezes poder ser difícil compreendermos o que aconteceu e porque aconteceu e muitas vezes acabamos por permitir cair no desleixo, na tristeza, na depressão e em muitos casos o fecho pode ser trágico.
É importante salientar que nunca ninguém sabe por completo a vida dos outros, por esse mesmo motivo muitas vezes podemos ser mal interpretados, durante o nosso processo de mal estar... se assim se pode dizer.
Adorei a Cecília, por momentos fez com que voltasse à minha infância e dei por mim a sorrir e com as lágrimas nos olhos. 
No inicio fazia-me um pouco de confusão o facto da Cecilia saber o nome de todos os ossos do corpo, a quantidade e esses pormenores todos... não é todos os dias que uma criança de 10 anos sabe essas coisas... mas depois com o avançar da história descobri o porque disso acontecer... não vou escrever o porque não vá alguém querer ler o livro e se eu escrever ficam já a saber metade da história.
Pronto é isto... adorei, quem tiver tempo ou quiser passem os olhinhos que vão gostar.

Comentários

  1. Gostei bastante da resenha do livro... e sempre bom conhecer novos livros anotado aqui pra ler em breve.
    Beijokas da Camila e Carol
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nenhum livro dele.

    Isabel Sá
    https://brolhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ainda não li nada dele ,mas parece interessante :)

    ResponderEliminar
  4. vou apontar para pedir como prenda....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um