Avançar para o conteúdo principal

"A prostituta de Deus" de Carla Van Raay...


"Aos dezoito anos, Carla van Raay entrou para um convento a fim de dedicar a sua vida a Deus. Aos trinta e quatro ganhava a vida como prostituta. Durante a sua infância, Carla van Raay viveu um trauma que a modificou para sempre. Carregada com o peso deste terrível segredo, tudo o que ela queria era sobreviver. A vida como freira prometia-lhe um refúgio do mundo exterior. Carla esperava encontrar amor e compreensão num convento. Em vez disso, viu-se inserida num complexo sistema de regras que praticamente a levaram à loucura. Finalmente, liberta dos votos, regressou ao mundo «real».
Um casamento precipitado e a consequente separação deixaram Carla com uma filha para sustentar, com pouca formação profissional, consequência dos anos que viveu como freira, virou-se para outra profissão ancestral - a prostituição. Trabalhou como acompanhante para aprender as bases do trabalho, depois aventurou-se por conta própria, estabelecendo um serviço de massagens. Assim nasceu A Prostituta de Deus. Quando o agreste lado do negócio começou a aparecer, Carla embarcou numa viagem que a levou a revelar o obscuro segredo do seu passado."

Vejamos fiquei um pouco curiosa quando vi este livro tudo por causa do titulo.
E então lá comecei a ler.
Carla Van Raay não teve uma infância muito bonita não, mas comparada com o meio da vida dela tenho a dizer que a sua infância até era boa.
A Carla era uma criança esquisita... acho que é a palavra certa... com uma enorme necessidade de estar constantemente a chamar a atenção dos outros. Quando ela decide que quer ir para o convento, confesso que até achei uma certa piada. Na verdade como já tinha referido num post atrás este livro veio espicaçar a minha ideia de freira, eu que convivi com algumas sempre pensei... pelo menos as que eu conheci eram assim... que elas era seres humanos muito simpáticas e sempre prontas a ajudar os outros, nunca me passou pela cabeça que pudessem ser tão "azedas"... algumas, é a única palavra que me vem ao pensamento para descrever o que penso... e que fizessem questão de levar uma vida tão miserável... em que só sabem rezar e pouco mais, segundo o livro... passada a fase do convento pensei que já pouca coisa me poderia "chocar" neste livro, mas enganei-me.
Aquela mudança drástica de freira para prostituta criou em mim uma espécia de "azia", como é que era possível alguém passar para os extremos assim de repente.
Depois veio o relato dos tipos de trabalho a nível de prostituição que a rapariga andou metida bem como o excesso de consultas e terapias em que saltou de um lado para o outro à procura da sua "paz interior"... esta parte achei um bocado exagerada mas pronto essa é a minha opinião, tudo se quer.
Na parte final em que ela encontrou a sua tão necessária paz interior.
O livro tem fotografias da própria escritora onde se pode constatar algumas passagens da sua vida.
As descrições sobre ela própria no livro conseguem ser bem mais encantadoras dos que as fotografias disponíveis, pelo menos para mim... foi uma espécie de desilusão.
Gostei do livro sim mas não em arrebatou como muitos outros que já li, lesse bem apesar de ser um pouco grande 525 páginas.

Comentários

  1. Eu fiquei curiosa desde a primeira vez que falaste aqui do livro e continuo bastante curiosa para o ler :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um