Avançar para o conteúdo principal

"A sangue frio" de Truman Capote...


"O americano Truman Capote foi um escritor versátil, mas a sua grande obra foi o romance não-ficção A Sangue Frio, que conta a história da morte da família Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina. 
Capote decidiu escrever sobre o assunto ao ler no jornal a notícia do assassinato da família, em 1959. Quase seis anos depois, em 1965, a história foi publicada em quatro partes na revista The New Yorker. Além de narrar o extermínio do fazendeiro Herbert Clutter, de sua esposa Bonnie e dos filhos Nancy e Kenyon –uma típica família americana dos anos 50, pacata e integrada na comunidade–, o livro reconstitui a trajectória dos assassinos. Perry Smith e Dick Hikcock planearam o crime acreditando que se apropriariam de uma fortuna, mas não encontraram praticamente nada. Perry era um sonhador. Cresceu de uma forma conturbada e violenta, e achava que a vida lhe tinha dado golpes injustos. Dick, considerado o cérebro da dupla, queria apenas arrebatar o dinheiro e desaparecer. Presos e condenados, ambos morreram na forca em 1965.
A intensa relação que Capote estabeleceu com as suas fontes foi determinante para o êxito da obra. Além de passar mais de um ano na região de Holcomb, investigando e conversando com moradores, aproximou-se dos criminosos e conquistou a sua confiança. Traçou um perfil humano e eloquente dos dois «meninos», como costumava chamar-lhes."

Foi um livro que demorou um bocadinho a ler pelos seguintes motivos: letra mais pequenas do que as que estava habituada e muitos erros... muitos mesmo.
Apesar de ter gostado bastante da história em si... quer dizer falar de mortes de pessoas inocentes nunca é lá muito bonito... mas... a maneira como a história estava contada foi muito boa, gostei muito.
Já pensei imenso sobre esta questão "porque matar pessoas que nunca fizeram mal nenhum, aliás que nem as conheciam?"... e a única resposta que o meu cérebro consegue encontrar é apenas esta resposta... "porque quero, porque me apetece e porque sim, apenas por querer", mas infelizmente essa é a realidade.
Depois, existe quem diga "eu sou incapaz de matar" mas eu penso assim muita gente irá partilhar da minha opinião com certeza "todo o ser humano, num momento de muita pressão ou até de desespero é capaz de matar"... tão simples quanto isto... por isso nunca podemos dizer que "desta água não beberei" pois não se sabe o que o  presente e o futuro nos reserva.
Fiquei um pouco comovida com o que aconteceu à família dos Clutter, principalmente com a Nancy, pelas descrições e da maneira como escreveram, deu-me a entender que era uma miúda super organizada e querida por toda a gente.
Dick e Perry e toda a história das suas vidas foram um pouco fortes para mim, porque apesar de tudo o que possam ter passado, ou sofrido nada justifica a morte, principalmente de pessoas que nem sequer conhecias nem lhes tinham feito nada de mal.
Durante a descrição dos momentos antes do enforcamento desta dupla, confesso que cheguei a "ter pena" deles, por serem tão "pobres" de espirito e de fé... que eu cheguei a um momento e a úncia coisa que realmente queria era que a história acabasse e de preferencia depressa... acho que já não aguentava muito mais, isto é tão raro acontecer, pois costumo a querer sempre mais, que a história dure mais, mas desta vez não foi assim... apesar disso tudo é um ótimo livro, para a primeira vez que li um livro do Truman Capote, fiquei a gostar da maneira como ele escreve.

Comentários

  1. Tenho muita vontade de ler este livro.

    ResponderEliminar
  2. Bela proposta mas ,apesar disso,tenho ainda outros em lista e espera...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um